Muita gente confunde esse vegetal com a chicória e com a alface,
mas seus benefícios se diferenciam em vários aspectos.
Uma alimentação rica em frutas e vegetais é fundamental para quem quer ter um estilo de vida mais saudável e busca uma longevidade com qualidade. Mas muitos alimentos que fazem parte deste grupo ainda são eficazes para ajudar na perda de peso e no controle dos níveis de colesterol.
E é por este motivo que diversificar os vegetais que entram no prato é a melhor estratégia. Muitos são esquecidos, quando poderiam estar na sua lista semanal agregando uma explosão de benefícos à dieta, como é o caso da escarola.
Esse vegetal é bem parecido com a chicória , mas tem como característica um amargor sutil, além da crocância das folhas. E são essas folhas que concentram muitas propriedades incríveis à saúde. Conheça!
Essa hortaliça esquecida traz muitos benefícios à saúde
A escarola é simples de preparar e normalmente é consumida nas saladas ou ainda pode ser refogada com alho, cebola e azeite para se tornar um complemento rico em vitaminas e mineiras nas refeições.
Menos popular que outras hortaliças, a escarola é uma excelente fonte de nutrição. Dentre os nutrientes presentes neste vegetal, os principais são:
- Vitaminas A;
- Vitaminas do complexo B;
- Vitamina C;
- Cálcio;
- Ferro;
- Potássio;
- Fósforo;
- Magnésio;
- Selênio;
- Zinco.
Outro benefício importante desse vegetal é o seu alto teor de fibras solúveis, em especial a inulina, e por isso é um ótimo alimento para quem está em busca de um emagrecimento saudável.
Conheça os efeitos do consumo da escarola na saúde intestinal
Um dos benefícios poderosos da escarola está na sua ação na saúde do intestino. Veja por que esse vegetal é um ótimo aliado na perda de peso e controle do colesterol!
1. O efeito da inulina no funcionamento do intestino
Quem está aconstumado a consumir a escarola já sabe que ela tem um sabor sutilmente amargo. Esse amargor se deve à presença da inulina, um tipo de fibra solúvel com efeito prebiótico.
Essa substância serve de nutriente para as bactérias do intestino e ajuda a aumentar a absorção de minerais no intestino, como cálcio, magnésio e ferro.
As fibras também regulam o funcionamento do intestino, melhorando os casos de constipação e ajudam na prevenção do câncer de cólon.
2. Como a escarola ajuda na perda de peso
Como já mencionado, a escarola é uma boa fonte de fibras. Além disso, essa hortaliça tem poucas calorias, dois fatores que ajudam na perda de peso.
Uma porção de 100 gramas de escarola tem apenas 17 calorias. Essa característica a coloca como uma excelente alternativa para consumo em saladas e preparações, seja crua ou refogada, contribuindo ainda para dar saciedade.
3. A escarola reduz o colesterol "ruim"
A inulina também é a substância responsável por "varrer" a gordura do organismo, sendo eliminada pelas fezes.
O resultado é uma redução das taxas do colesterol LDL, conhecido como colesterol "ruim". No entanto, para aproveitar esses benefícos do vegetal, é importante que você tenha uma rotina de alimentação saudável.
4. Mais benefícios da escarola
A escarola também ajuda a regular a pressão arterial por ser rica em potássio e antioxidantes, fortalecendo o coração.
Ela contribui para a manutenção dos ossos e dentes graças ao ferro, cálcio e compostos bioativos, prevenindo doenças como a osteoporose.
Atua na prevenção da anemia devido ao seu alto teor de ferro e vitamina C, que melhora sua absorção.
Reforça o sistema imunológico com sua concentração de vitamina C e outros nutrientes, e auxilia na recuperação muscular, já que o potássio favorece a contração e regeneração dos músculos.
Dica para reduzir o sabor amargo da escarola
Para reduzir o amargor da escarola, deixe as folhas picadas de molho por dois minutos em água com suco de limão.
Ela pode ser usada em diversos pratos, como recheios de tortas e pizzas, charutinhos, sopas, saladas ou refogada com azeite, alho e sal, sendo uma opção prática, nutritiva e saborosa.
Por Clarice Muniz